MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

sexta-feira, 16 de março de 2012

Terror e júbilo na volta de Cristo II - Como esperar o Senhor



*Pr Edson Rosendo

Quando do seu retorno, Jesus disse que as nações estarão em angústia e perplexidade por causa dos acontecimentos extraordinários que se sucederão, e que os homens desmaiarão de terror ao virem todas as manifestações do iminente retorno do Senhor.
Enquanto isso, os crentes se regozijarão e exultarão, porque chegou o momento da sua redenção final, num contraste tremendo de sentimentos. Mas o Senhor amplia as instruções para esse tempo, dizendo que os cristãos atentem com grande ênfase para os sinais e não se deixem levar por opiniões contrárias que tentem desfazer a verdade do seu retorno, porque passarão céus e terra, porém, jamais as suas palavras. Ele ainda instruiu sobre o dever do cristão de acautelar-se, ficar prevenido, para que seu status de santo não seja mudado para o status de ímpio e grande pecador, chegando ao absurdo da orgia, da embriaguez e dos excessivos cuidados mundanos, tudo por causa do desleixo no aguardar o Senhor.
Aquele que relaxar nessa espera será tomado pela incredulidade e desesperança quanto ao seu retorno, caindo nos mesmos pecados dos cananeus. Isso de modo algum deve acontecer com o cristão, por isto da ordem "acautelai-vos". Ampliando ainda mais o leque de instruções, Jesus ordenou que todos os crentes estivessem em vigilância e oração, que são meios pelos quais ele ficará em contato com Deus, em comunhão com o Espírito do Senhor, livrando-se do perigo de ser achado em falta quando Cristo retornar a esta terra.
Grande vergonha seria para a noiva ser encontrada suja, desleixada, despenteada, descingida, quando da chegada do noivo, principalmente estando todos os preparativos prontos para as núpcias. Assim também para com os cristãos: todos devem estar a postos, prontos, de malas prontas, cabeça erguida, em comunhão com o Senhor, sem pendências, aptos para entrar às bodas, para uma viagem sem retorno, no retorno do Senhor.
*Pr Edson Rosendo é pastor da Primeira Igreja Batista Reformada de Caruaru