MEDITANDO NO TRABALHO MISSIONARIO

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:8

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A CONVERSÃO VERDADEIRA E SEUS SINAIS


E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração (Efésios 4:17-18)


Pr. Fabiano Rocha

Conversão é a atuação soberana de Deus sobre a vida do homem, que altera completamente a condição espiritual dele. Essa verdade está exarada na Escritura de forma incontestável. A Bíblia não somente ensina que os homens estão mortos e destituídos da glória de Deus, mas também que eles só se voltam para o seu criador de forma espiritual e verdadeira quando são por Ele chamados eficazmente. Caso contrário, eles andarão em caminhos opostos à vontade de Deus. O voltar dos incrédulos é resultado de uma operação divina sobre eles, pois eles, por sua própria natureza, não podem desfrutar dessa santa disposição em buscar o bem, visto estarem completamente indispostos espiritualmente para isso. A conversão é uma ressurreição dentre os mortos, é o abrir de olhos cegos, é a doação de uma nova compreensão e é uma mudança operada por Deus em todas as áreas da vida do homem. Sem essa atuação divina, os homens jamais se converteriam verdadeiramente nem se achegariam a Deus em arrependimento e fé.
Sendo assim, a verdadeira conversão traz evidências que a distingue de um falso retorno para Deus. Não é uma mudança qualquer, mas um retorno das trevas, da idolatria, do pecado e do domínio do príncipe deste mundo. A conversão é o inicio do processo, que inclui não só o despojamento do velho homem como também o revestimento do novo homem. É sair da direção contrária e andar na direção certa. É muito mais do que simples sinais externos de tristeza ou de reformas de hábitos. Ela nasce da profunda tristeza que Deus opera para o arrependimento de pecados e que nos leva para uma vida de devoção a Ele. É mudança de pensamentos, palavras, ações, desejos e escolhas e produz profunda consciência de que o caminho anterior era errado. Em resumo, a verdadeira conversão é uma alteração radical e total no curso da vida humana. Paulo mostra isso em Ef 4:1,17: as características do velho homem, com seus comportamentos típicos de uma vida alheia a Deus é coisa do passado. A realidade presente, após o chamado eficaz do Senhor, é andar conforme a vocação para a qual fomos chamados, em Cristo. Andar em novidade de vida, rumo a um processo crescente de santidade.
Essa é a razão pela qual a conversão verdadeira traz evidências e pode ser percebida em nossa vida diária, através de um exercício diário de fé e arrependimento de pecados. De mortificação da carne. De santificação verdadeira. Demonstramos isso por uma identificação com Cristo. A Escritura registra Paulo citando essa grande verdade na epístola aos gálatas: “estou crucificado com Cristo, logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:19). O convertido por Deus desfruta aqui e agora da vida ressurreta do Senhor. Os cristãos possuem dentro de si a vida da ressurreição. Esse exercício de fé é uma identificação total com Cristo, em sua morte e em sua vida. O crente verdadeiro se identifica com o Senhor em todos os aspectos: morte, sepultamento e ressurreição para a vida com Deus.
Fabiano Rocha é pastor da Igreja Batista Reformada de Taguatinga